
Projeto
Saneamento Vivo
Inovação, dados e gestão estratégica aplicados ao saneamento para fortalecer políticas públicas e ampliar o acesso aos serviços de saneamento ambiental.

ATUAÇÃO
O Projeto Saneamento Vivo atua na estruturação e integração de ações estratégicas voltadas ao fortalecimento da gestão do saneamento básico nos municípios. A iniciativa reúne capacitação técnica, produção de diagnósticos, aplicação de geotecnologias, formulação de indicadores e o desenvolvimento de um painel interativo digital — o InfoVivo, com atuação prevista em 100 municípios dos estados de Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro.
O projeto está alinhado ao fortalecimento da prestação regionalizada dos serviços de saneamento, conforme estabelecido pelo Decreto nº 11.599/2023, ao desenvolver metodologias que promovem a cooperação interfederativa, o planejamento territorial integrado e a atuação consorciada, pilares dos blocos regionais de saneamento.
Adotando uma abordagem técnico-científica, o Saneamento Vivo respeita a autonomia municipal e, ao mesmo tempo, estimula a integração dos entes locais aos arranjos regionais de governança. Como parte dessa estratégia, o projeto contempla a criação do Observatório do Saneamento Vivo (OSV), um espaço permanente de acompanhamento técnico, institucional e social das políticas públicas de saneamento.
De forma integrada, essas ações contribuem para qualificar a tomada de decisão, fortalecer a implementação dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs) e assegurar sua conformidade com os padrões regulatórios definidos pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), promovendo avanços concretos rumo à universalização do saneamento.
